rss

Quem Somos

    Para contar o início da IBSM é necessário falar dos missionários: Pr. Szymon Horbaczyk e sua esposa Erna Vicks Horbaczyk.. O casal doou seu terreno da Rua Ernesto Manograsso, em São Mateus, São Paulo, para a Igreja Batista em Vila Diva, com o compromisso de a Igreja construir um salão de cultos e a casa pastoral.

Havia em São Mateus cerca de seis cristãos que se reuniam na casa de Manoel Pereira, Ponto de Pregação da Igreja Batista em Quarto Centenário. Com a doação do terreno dos Horbaczyks, o  grupo ficou aos cuidados do Pr. Symon e da Igreja em Vila Diva.

Em 28 de fevereiro de 1971, o Pr Szymon realizou o primeiro culto do Ponto de Pregação ao ar livre em frente ao terreno. Segundo Erna, o bairro não possuía asfalto, luz elétrica e água. “Nós, as mulheres, as crianças e o Pr Szymon, carregávamos água de uma mina para a construção”

A inauguração do salão de cultos foi em 25 de julho de 1971 e na mesma semana, Erna dirigiu a primeira Escola Bíblica de Férias, com 257 crianças. Em 27 de fevereiro de 1972, o Ponto de Pregação passou a ser Congregação. Após sete meses, em 30 de setembro de 1972, a Igreja Batista em Vila Diva oficializou a Congregação como Igreja Batista em São Mateus, com 38 membros.

A Igreja Batista em São Mateus (IBSM) é uma comunidade cristã evangélica batista, fundada em 30 de setembro de 1972 . O Pr. Manoel Ramires Filho é o segundo pastor que dirige a Igreja, que até 1982 foi liderada pelo Pr. Szymon Horbaczyk, fundador da IBSM, filiada à Convenção Batista Brasileira e à Convenção Batista do Estado de São Paulo.

Comunidade indica que a essência de uma igreja é a congregação das pessoas que a compõem, mais um organismo vivo – que o Novo Testamento chama de corpo de Cristo  que uma organização instituição religiosa.

Cristã indica a orientação espiritual desta comunidade, a saber, comunidade de Jesus Cristo, alinhada com a história da cristandade.

Evangélica indica a tradição da cristandade com a qual a comunidade se identifica, a saber, a tradição oriunda da Reforma Protestante do Século XVI.
Batista indica o segmento do protestantismo com o qual a comunidade se identifica.

Visão:

Uma Igreja viva, dinâmica, relevante e com excelência em seus ministérios

Missão:

Alcançar os não crentes, ensinando-os serem autênticos e frutíferos discípulos de Jesus Cristo

VALORES DA IBSM:

  • DEVOÇÃO
  • ENSINO BÍBLICO
  • SERVIÇO
  • PESSOAS
  • TESTEMUNHO PESSOAL
  • RELACIONAMENTO
  • COMUNIDADE
  • MORDOMIA DOS RECURSOS

Ministério Pastoral:

Pr. Titular:                         Manoel Ramires Filho           -email:mrf1905@gmail.com

Pr. Educação Cristã:   Saul S. Magalhães                  -email:prsaulsilmar@ibsm.org.br

Pr. M. Jovem:               Darcio A. de Oliveira             -email:prdarcioaugusto@ibsm.org.br

Pr. Emérito:                  Symon Horbaczyk

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Pular para a barra de ferramentas